A gestão de processos visa o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais, tendo como objetivo principal excluir ou modificar etapas consideradas burocráticas, lentas ou desnecessárias nos processos, visando atingir a excelência no serviço público.
O aperfeiçoamento gerado impacta diretamente na parte operacional e nos objetivos estratégicos da SEDUH.
Cadeia de Valor da SEDUH
Após definida a Cadeia de Valor, foram identificados os subprocessos relacionados à Cadeia de Valor e aos Objetivos Estratégicos estabelecidos no Mapa Estratégico da Secretaria, conforme Planejamento Estratégico Institucional.
O modelo de administração utilizado para o mapeamento dos processos foi o BPM – Business Process Management, conforme o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), da Association Of Business Process Management Professionals International (ABPMP).
O Business Process Modeling Notation (BPMN) é a metodologia utilizada para o mapeamento do fluxo de processo, foi desenvolvida na SEDUH por meio da ferramenta de software Bizagi Modeler, que é a mais utilizada pelos órgãos de controle e é um software livre, não dispendendo custo para a Administração Pública.
Legislações correlatas:
Decreto nº 39.736, de 28 de março de 2019: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/5961832d2d6948a38fd8168088a7ed5b/Decreto_39736_28_03_2019.html
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos. ABNT NBR ISSO 9001:2015. Rio de Janeiro, 2015.
ABPMP. Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento – BPM CBOK. Versão 3.0. 1ª edição. Brasil: ABPMP, 2013.