Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 11h00 - Atualizado em 25/05/23 às 12h02

Vicente Pires receberá a primeira oficina participativa do Plano Diretor

 

Encontro com a população para discutir a cidade será no dia 27 de maio, no Colégio Liceu

 

LEANDRO CIPRIANO

 

Vicente Pires será a primeira Região Administrativa (RA) do Distrito Federal a receber as oficinas participativas para debater os temas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), como regularização fundiária, meio ambiente e transporte público. A primeira oficina está agendada para o dia 27 de maio, a partir das 9h, no Colégio Liceu (Rua 6, Chácara 253).

 

As portas estarão abertas a toda a população para discutir a cidade que desejam para os próximos anos. O objetivo é saber dos moradores os problemas e potenciais da sua região. A oficina também será transmitida no canal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Youtube, chamado Conexão Seduh.

 

Colégio Liceu fica na Rua 6 de Vicente Pires

“Este ano, o protagonismo na revisão do PDOT é da população”, ressalta a subsecretária de Políticas e Planejamento Urbano da Seduh, Juliana Coelho. “Queremos conhecer a cidade pela ótica de quem vive nela. Quem vive a cidade todos os dias tem uma percepção que a visão técnica não alcança. São conhecimentos que se complementam, por isso a participação da população é de extrema importância.”

 

O Colégio Liceu tem capacidade para receber cerca de 200 pessoas, possui acessibilidade e paradas de ônibus próximas. Confira ao fim da matéria a localização da escola e as linhas de ônibus que passam perto do colégio.

 

Dinâmica

 

A dinâmica da oficina inclui momentos expositivos e dedicados para a população fazer suas contribuições. Os participantes serão divididos em grupos para debater temas diferentes. Há possibilidade de participar de mais de um grupo de discussão, caso a pessoa queira fazer sugestões sobre mais de um tema abordado.

 

Haverá o registro de falas e percepções, debates em cada grupo, seleção das principais falas e a construção de um relatório final da reunião. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.

 

“Lembrando que esse é um momento de diagnóstico da situação, com a população falando sobre sua cidade e o que precisa melhorar. Depois desse raio-X feito pela comunidade no diagnóstico, haverá outros momentos adiante no processo de revisão do PDOT”, explicou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, Mario Pacheco.

 

Oficinas participativas

 

São 53 oficinas participativas previstas com a população do Distrito Federal para discutir a revisão do PDOT. Confira o calendário completo.

 

Desse total, 35 serão nas regiões administrativas, para tratar sobre cada uma delas. A meta é reunir o máximo possível de habitantes das RAs para debater os assuntos relacionados ao PDOT e, com isso, pensar a cidade que desejam para os próximos anos.

 

A grande novidade no planejamento do calendário para este ano são as outras 18 oficinas, que ocorrerão com vários segmentos da sociedade civil organizada para dar voz a diversos grupos na revisão do Plano Diretor. Cada segmento trata de diversos assuntos sensíveis à população, que vão desde regularização fundiária a igualdade de gênero.

 

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

 

Serviço

Oficinas participativas sobre o PDOT
Data: dia 27 de maio

Horário: a partir das 9h
Local: Colégio Liceu, na Rua 6, Chácara 235, Vicente Pires
Linhas de ônibus que passam pelo colégio: 0.946, 0.956, 0.957, 355.2, 355.3, 0.043, 372.9

Acesso virtual: pelo Youtube no Conexão Seduh

 

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais:
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com