29/06/23 às 10h06 - Atualizado em 5/07/23 às 9h55

Núcleo Bandeirante recebe a décima oficina do Plano Diretor nesta terça (4)

Encontro é aberto a toda a população, que poderá contribuir com sugestões para a região

LEANDRO CIPRIANO

Se você mora no Núcleo Bandeirante e quer opinar sobre a região, a oportunidade será nesta terça-feira (4). A cidade receberá a décima oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que guiará o desenvolvimento do Distrito Federal nos próximos 10 anos. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O encontro está marcado para às 19h, no auditório da Escola Salesiana São Domingos Sávio, localizada na 3ª Avenida, Área Especial 5, lotes A-F. O objetivo é reunir a população em torno da discussão de temas importantes para o desenvolvimento urbano da região, como regularização fundiária, meio ambiente, transporte público, entre outros.

Núcleo Bandeirante receberá oficina do PDOT

Com base na contribuição dos participantes, o planejamento territorial será revisado, levando em conta aspectos como sustentabilidade, inclusão social, oferta de lazer, serviços públicos e moradia. Além de organizar a cidade, o PDOT pretende promover bem-estar aos moradores.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Para o líder comunitário do Setor Cultural do Núcleo Bandeirante, Ronnie Cezar Gomes, essa será uma oportunidade para os moradores discutirem com o poder público o que precisam na região. “É importante a comunidade participar, opinar e dar sugestões sobre o que a sua localidade mais precisa. O Núcleo Bandeirante é uma região muito antiga que precisa dessa atenção”, disse.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas.

Para isso, basta comparecer nas datas e horários marcados. O evento também será transmitido no canal da secretaria no Youtube, chamado Conexão Seduh.

Ao longo deste ano, são previstas 53 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

Dinâmica

Na dinâmica da oficina, os participantes serão divididos em grupos para debater assuntos diferentes e poderão fazer contribuições individuais ou em grupo.

Haverá também o registro de falas e percepções, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, a ser divulgado posteriormente. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ Núcleo Bandeirante

Data: 4/7 (terça-feira)

Horário: às 19h

Local: Escola Salesiana São Domingos Sávio (auditório), na 3ª Avenida