Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/21 às 15h41 - Atualizado em 23/02/21 às 17h33

População pode votar até 28 de fevereiro nos temas dos Encontros para Pensar o Território

COMPARTILHAR

Questionário virtual está disponível para escolher quais assuntos do Pdot serão debatidos

 

LEANDRO CIPRIANO

 

Encontros para Pensar o Território vão discutir a revisão do Pdot

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) abriu até 28 de fevereiro um questionário virtual para a população escolher os principais temas a serem debatidos nos “Encontros para Pensar o Território”. As reuniões on-line são para discutir a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). A iniciativa surgiu como alternativa em tempos de pandemia, propondo encontros virtuais que serão abertos ao público a partir de 17 de março.

 

As temáticas de cada encontro serão eleitas pela população a partir de uma seleção de assuntos feita para cada eixo temático previsto na revisão do Pdot. São em torno de três opções de tema para cada eixo, que a população pode votar pelo formulário on-line.

 

Os eixos temáticos do Pdot escolhidos para essa revisão já estão disponíveis no site do Plano Diretor, mas relembramos aqui: desenvolvimento econômico sustentável e centralidades; mobilidade; habitação e regularização; ruralidades; meio ambiente e infraestrutura; gestão social da terra; território resiliente; e participação social e governança.

 

“Pela votação, será escolhido um dos temas para cada eixo, com a possibilidade ainda do participante informar algum outro tema de sua preferência. A partir do formulário, escolhemos os assuntos que vão entrar nesses eixos”, informou a coordenadora de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Sílvia De Lázari.

 

Engajamento da sociedade

 

Com o questionário, a pasta pretende mobilizar e engajar a sociedade no processo de revisão do Pdot e difundir o conhecimento sobre as temáticas tratadas nos “Encontros para Pensar o Território”. Além de promover a educação urbanística e a conscientização em relação à importância do planejamento urbano e territorial, bem como suas consequências na vida da população.

 

Os gestores da Seduh planejaram as reuniões on-line por acreditarem que a participação da sociedade civil na revisão do Plano Diretor é essencial na democratização dos principais processos do planejamento territorial, além de ser crucial para o aprimoramento dos trabalhos da equipe técnica.

 

Qualquer cidadão pode preencher o formulário. A partir do resultado do questionário a Seduh vai organizar os “Encontros para Pensar o Território”.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com