Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/21 às 20h11 - Atualizado em 4/10/21 às 13h21

Atividades assistenciais e religiosas no Conjunto Fazendinha são regularizadas

 

Termos de Cessão de Uso do local foram entregues à Ampare e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) entregou, nesta quarta-feira (29), os Termos de Cessão de Uso de parte da área do Conjunto Fazendinha, localizado na Vila Planalto, à Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais (AMPARE) e a Mitra Arquidiocesana de Brasília, que representa a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

 

Termos de Cessão de Uso para o Conjunto Fazendinha

O documento permite que as duas instituições, que já prestam serviço religioso e de assistência social no local, permaneçam de forma gratuita por mais 30 anos.

 

A cerimônia ocorreu no Parque de Ação Paroquial (PAP) e contou com as presenças do vice-governador Paco Brito; do arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar; do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira; da administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro; do padre Edilson Santos da Costa, responsável pela Paróquia; do bispo auxiliar Dom Marcony Vinicius Ferreira; e da representante da Ampare Maíza Gomes, entre outras autoridades.

 

O Conjunto Fazendinha consta da carga patrimonial da Seduh e a Lei Distrital nº 5.730, de 24 de outubro de 2016, alterada recentemente pela Lei Distrital nº 6.532, de 08 de abril de 2020, permite a cessão de uso de bens públicos imóveis do Distrito Federal e de suas entidades da administração indireta para entidades sem fins lucrativos de cunho assistencial e religioso.

 

“São 30 anos aproximadamente de ocupação destes espaços e de prestação de serviços à comunidade, que agora vão poder continuar de forma regularizada, com segurança jurídica. Essa é a nossa alegria, e reflete o trabalho integrado de todo o governo para essa conquista”, disse o secretário Mateus Oliveira.

 

Mateus Oliveira: “São 30 anos de ocupação destes espaços”

“Este governo trabalhou muito para que este momento chegasse. Estamos entregando à comunidade da Vila Planalto o que sempre foi dela por direito. Faltava o papel que garantisse a segurança jurídica, e que hoje foi entregue”, ressaltou o vice-governador, Paco Britto.

 

O padre Edilson Santos da Costa, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ressaltou a importância para a comunidade do trabalho desenvolvido pela igreja no Parque da Ação Paroquial.

 

“Aqui distribuímos cestas básicas a mais de 40 famílias dos vicentinos, oferecemos sopa aos sábados para famílias carentes e moradores de rua e toda nossa comunidade sabe da importância de servir aos mais pobres”, destacou.

 

“A entrega desta cessão de uso por 30 anos mostra que o governo reconhece a importância não só da Igreja Católica, mas de todas as religiões que transmitem valores como a fé e a esperança, que sustentam a caminhada de uma sociedade“, agradeceu o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.

 

Já a representante da Ampare, Maiza Gomes, disse estar imensamente feliz por poder continuar o trabalho de acolhimento e oferta de moradia para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltiplas, que foram privadas de convivência familiar, por motivos de abandono ou negligência. “Convido aqueles que não conhecem a Casa Lar que venham nos conhecer“, completou Maiza Gomes.

 

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, o atual governo tem trabalhado incansavelmente para a restauração do Conjunto Fazendinha. “Esse evento representa uma importante etapa deste esforço”, finalizou.

 

Conjunto Fazendinha

 

O Conjunto Fazendinha, composto de 5 casas, é a única área de preservação rigorosa da Vila Planalto que permanece com suas construções originais remanescentes e um dos dois únicos conjuntos em madeira da época da construção de Brasília, ligada diretamente à memória operária.

 

A Ampare está instalada na Casa nº 3, num espaço de 6.213,02 metros quadrados. Já a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia ocupa a casa n° 2 e utiliza o espaço de 7.749,35 metros quadrados.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com